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Apostila Prefeitura Campinas Professor de Educação Básica I – Educação Infantil 2023

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Apostila para Prefeitura de Campinas, exclusiva para Professor de Educação Básica I – Educação Infantil, Concurso 2023

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Apostila para o Concurso da Prefeitura de Campinas (2023) – Professor de Educação Básica I (Educação Infantil)

A Equipe Focus Apostilas preparou uma apostila específica para o concurso da Prefeitura de Campinas – Professor de Educação Básica I (Educação Infantil). O material conta com teoria completa e diversos exercícios gabaritados em todas as matérias, tudo de acordo com o Edital do concurso da Prefeitura de Campinas (2023).

 

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As provas de concursos já realizados da Prefeitura de Campinas é um grande aliado nos estudos de concursos, devido possuir questões gabaritadas, o candidato fica familiarizado com a estrutura da prova e terá mais facilidade no estudo.

O formato da apostila para o concurso da Prefeitura de Campinas – Professor de Educação Básica I (Educação Infantil) é PDF,  facilitando muito o estudo através de dispositivos com leitores de PDF, como em Desktops, Celulares, Tablets etc. Apostila liberada para impressão, organizado em um único arquivo de PDF com opção de impressão.

 

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Itens incluso no material:

Apostila em PDF para o concurso da Prefeitura de Campinas – Professor de Educação Básica I (Educação Infantil);

Provas em PDF de concurso Anteriores da Prefeitura de Campinas – Professor de Educação Básica I (Educação Infantil);

Conversor de Texto Premium-Pro: Converta suas apostilas PDF em áudio, copie qualquer tipo de texto e cole diretamente no programa e ele vai automaticamente ler o texto em voz alta para você. Se você quiser ouvir o texto depois você poderá grava-lo em MP3 e escutar no celular, tablet, desktop, etc..

 

Conteúdo da Apostila:

CONHECIMENTOS GERAIS PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I (EDUCAÇÃO INFANTIL) DA PREFEITURA DE CAMPINAS: 

Língua Portuguesa para Professor de Educação Básica I – Educação Infantil da Prefeitura de Campinas – 2023: Leitura e interpretação de diversos tipos e gêneros textuais. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Ortografia. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, interjeição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. 

Matemática para Professor de Educação Básica I – Educação Infantil da Prefeitura de Campinas – 2023: Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples. Juro simples. Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

Informática para Professor de Educação Básica I – Educação Infantil da Prefeitura de Campinas – 2023: Noções de Informática: MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários). LIBRE OFFICE. Plataforma Moodle.

Atualidades para Professor de Educação Básica I – Educação Infantil da Prefeitura de Campinas – 2023: Matérias relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculadas a partir de Março de 2023, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I – EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE CAMPINAS 2023:
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: Concepções de Educação Infantil: de infância e de criança. Psicologia do Desenvolvimento. A Construção do Conhecimento na infância. Corporeidade: o corpo criança criador de culturas e conhecimentos. Pluralidade e diversidade cultural. Os processos de criação no brincar. Educar e Brincar. Composição de tempos e espaços na Educação Infantil. Plano de Ação Pedagógica Docente para a Educação Infantil. Currículo: concepção e organização do conhecimento. O desenvolvimento artístico da criança. A leitura e a escrita na Educação Infantil. O Conhecimento Matemático das crianças e suas relações junto às experiências cotidianas. O Conhecimento do Mundo Físico e Natural no desenvolvimento humano da criança. Filosofia na Educação de crianças. Avaliação e registro do processo educacional na Educação Infantil. A prática docente: profissional, estética, ética, social, humana e dialógica com o outro.

Material Digital:

Bibliografia para Professor de Educação Básica I – Educação Infantil da Prefeitura de Campinas – 2023: ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999. CRAIDY, Carmen e KAERCHER, Gladis. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. FONSECA, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009. FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed,2007. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD,1998. MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. WALLON, Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986. ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Legislação e Documentos Institucionais Constituição Federal de 1988: artigos 208 a 214. Lei Federal nº 8.069/90 – ECA. Lei Federal nº 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Resolução CNE/CEB nº 5/09. Parecer CNE/CEB nº 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3. Lei Municipal nº 1.399, de 08 de novembro de 1955, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Campinas (arts. 184 a 222). Lei Municipal nº 12.501, de 13 de março de 2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino. Lei Municipal nº 6.662, de 10 de outubro de 1991, que cria o Conselho de Escola nas Unidades Educacionais do Município de Campinas. Lei Municipal nº 12.987, de 28 de junho de 2007, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Campinas e dá outras providências. Lei Municipal nº 15.029, de 24 de junho de 2015, que institui o Plano Municipal de Educação, na conformidade do art. 6º da Lei nº 12.501, de 13 de março de 2006, do Munícipio de Campinas, Estado de São Paulo. Lei nº 16.301, de 13 de outubro 2022, dispõe sobre a gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino. Resolução SME nº 14, de 23 de outubro de 2014, que estabelece as Diretrizes para a implantação da Avaliação Institucional da Educação Infantil e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação, CPA, na Rede Municipal de Ensino de Campinas. Resolução CME nº 01, de 11 de agosto de 2016, que dispõe sobre a avaliação, frequência e expedição de documentação na educação infantil, para as unidades educacionais que integram o sistema municipal de ensino de campinas. Resolução SME nº 10, de 30 de agosto de 2016, que estabelece princípios e normas complementares para a avaliação, o acompanhamento de frequência e a expedição de documentação na Educação Infantil, para as Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas e das escolas privadas de Educação Infantil de instituições conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação. Resolução SME nº 3, de 17 de janeiro de 2017, que fixa normas para o cumprimento dos tempos pedagógicos pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas, e dá outras providências. Resolução SME nº 15, de 13 de setembro de 2022, que estabelece diretrizes e normas para o planejamento, a elaboração e a avaliação do Projeto Pedagógico das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino e das escolas privadas de Educação Infantil que integram o Sistema Municipal de Ensino de Campinas. Portaria SME nº 69, de 31 de outubro de 2018, homologa o Regimento escolar Comum das Unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação, 2013.

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Oque Faz um Professor de Educação Básica I (Educação Infantil Prefeitura de Campinas)?

 

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ATRIBUIÇÕES BÁSICA DO CARGO:

Professor de Educação Básica I – Educação Infantil Prefeitura de Campinas:

O Professor de Educação Básica I – Educação Infantil tem como dever trabalhar como docente na área de educação infantil, atendendo os requisitos previstos na legislação educacional na qual vigente. Auxiliar, elaborar, sistematizar, implementar, executar e avaliar os assuntos registrados no projeto pedagógico, entre outra atividades, que pode ser conferida acessando o edital do concurso!

CLASSIFICAÇÃO

Professor de Educação Básica I (Educação Infantil Prefeitura de Campinas)

A nota final do candidatos habilitados ao Cargo de Professor de Educação I, será igual ao somatório dos pontos obtido nas Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, com a nota da Prova Discursiva-Redação, mais a pontuação obtida na Avaliação de Títulos, conforme critérios estabelecidos, no Edital

EXAME MÉDICO PRÉ-ADMISSIONAL 

Professor de Educação Básica I – Educação Infantil – (Campinas – SP):

O candidato será encaminhado ao exame médico pré-admissional, de caráter eliminatório, onde será avaliada sua capacidade laborativa para o cargo/especialidade a que se propõe. O exame médico pré-admissional será agendado no dia do preenchimento das vagas, na data e horário a ser estabelecido através do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS). 

 

Marca

Focus Apostilas

A marca e a empresa Focus Apostilas foi criada no início de 1990, com a missão de executar projetos e produções de materiais didáticos de alta qualidade, destinado a área de educação e profissional, em especial a área de concursos públicos de diferentes segmentos, em todo o Brasil.

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