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Apostila Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês 2024

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Apostila para o Concurso da Prefeitura Municipal de Campinas – SP, Cargo / Área: Professor Adjunto II – Inglês


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Apostila para Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês

A Equipe Focus Apostilas preparou uma apostila específica para o concurso da Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – InglêsElaborada por professores especializados em concursos de Prefeituras Municipais da Região de São Paulo, o material conta com teoria completa e diversos exercícios gabaritados, tudo de acordo com o último Edital do concurso da Prefeitura de Campinas.

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As provas de concursos já realizados da Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês é um grande aliado nos estudos de concursos, devido possuir questões gabaritadas, o candidato fica familiarizado com a estrutura da prova e terá mais facilidade no estudo.

O formato da apostila para o concurso da Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês é PDF,  facilitando muito o estudo através de dispositivos com leitores de PDF, como em Desktops, Celulares, Tablets etc. Apostila liberada para impressão, organizado em um único arquivo de PDF com opção de impressão.

 

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Itens incluso no material:

Apostila em PDF para o concurso da Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês;

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Conteúdo da Apostila:

Apostila de Língua Portuguesa para Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês:

Interpretação de texto.  Ortografia oficial.  Acentuação gráfica.  Pontuação.  Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.  Vozes verbais: ativa e passiva.  Colocação pronominal.  Concordância verbal e nominal.  Regência verbal e nominal.  Crase.  Sinônimos, antônimos e parônimos.  Sentido próprio e figurado das palavras.

Apostila de Conhecimentos Pedagógicos / Atualidades para Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês:

Fundamentos da Educação: Psicológicos, Sociológicos, Filosóficos e Antropológicos. História da Educação Brasileira: Escola, Estado e Sociedade. Política Educacional; Estrutura e Organização da Educação Básica. Gestão Escolar Democrática:  projeto pedagógico; avaliação institucional; avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Currículo:  Currículo e ciclos do desenvolvimento humano; Currículo e os direitos dos educandos e dos educadores; Currículo, conhecimento e cultura; Currículo e avaliação; Currículo e Projeto Pedagógico; Currículo e Práticas Pedagógicas. Legislação Educacional Federal:  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações (Lei n° 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8069/90). Legislação Educacional Municipal: Lei Municipal nº 11.689 de 06/03/03 e Decreto Municipal nº14.524, de 14/11/03, que dispõem sobre o repasse de recursos financeiros às unidades educacionais públicas municipais – Conta Escola; Lei Municipal nº 6.662 de 10/10/91, que dispõe sobre a criação do Conselho de Escola nas unidades educacionais. Atualidades: matérias relacionadas a fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculadas nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de realização da prova, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão. 

Apostila de Conhecimentos Específicos para Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês:

Plano de ação pedagógica docente para o ensino da língua inglesa. O processo de construção de conhecimento e de ensino e aprendizagem na área de Língua Inglesa, nas práticas escolares e nas relações com o cotidiano. A língua estrangeira como discurso. Conhecimento contextual: Interlocutores, lugar, tempo e objetivo do evento comunicativo. Conhecimento textual: descrição, explicação e argumentação. Gêneros textuais: notícias, anúncios/propagandas, publicidades, manuais, curriculum vitae, e-mails, músicas, poesias, literaturas e outros. A diversidade cultural e as relações étnico-raciais. Reconhecer marcas identitárias da cultura brasileira em sua multiplicidade, referenciadas com a cultura dos países falantes da língua inglesa. O papel da língua inglesa no currículo. Eixos norteadores da Língua Inglesa, suas relações de transversalidade e interdisciplinaridade com as outras áreas de conhecimento. Aspecto linguístico/sistêmico: tempo verbal e palavras conectivas. Função social da língua: ambiente profissional, dar instruções, explicar conteúdo, artigos de jornais, palestras e comunicação oral cotidiana. O multiletramento e a tecnologia no ensino da língua estrangeira. Concepções de texto, de avaliação e registro do desempenho do aluno. A Educação e suas relações com o mundo do trabalho. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para o ensino de Língua Estrangeira. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental Anos Iniciais: Um processo contínuo de reflexão e ação – Município de Campinas. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: Um processo contínuo de reflexão e ação – Município de Campinas. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos Anos Finais: Um processo contínuo de reflexão e ação – Município de Campinas. Resolução CNE/CEB 1/2000 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Parecer MEC/CEB 11/2000 – O presente parecer se ocupa das Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos.

 

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Oque Faz um Professor Adjunto II – Inglês da Prefeitura de Campinas?

 

Oque faz um Professor Adjunto II - Inglês da Prefeitura Campinas 2024

ATRIBUIÇÕES BÁSICAS DOS CARGOS ;

PROFESSOR ADJUNTO II (ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA E INGLÊS):

Atuar em substituição do docente titular nos seguintes casos: em disciplinas específicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos; em disciplinas de Educação Física, Artes e Inglês dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos; na Educação Especial da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental regular e Educação de Jovens e Adultos, assumindo a carga horária que lhe for atribuída, nos termos da lei, e em qualquer escola para a qual for designado, atendendo às atribuições previstas na legislação educacional vigente. Atuar nas atividades pedagógicas na escola ou no NAED, conforme orientação da SME, caso não haja necessidade de substituição. Participar, elaborar, sistematizar, implementar, executar e avaliar os conteúdos registrados no projeto pedagógico, com base nas diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação; avaliar e reorganizar periodicamente o trabalho pedagógico para o cumprimento dos objetivos documentados; corresponsabilizar-se pelo desenvolvimento da competência leitora do aluno: leitura e sua compreensão; planejar e avaliar as  atividades pedagógicas, em consonância com os cuidados devidos ao educando, tendo em vista a autonomia e a formação integral discente; utilizar metodologias que garantam resultados eficazes de ensino e de aprendizagem dos alunos, estabelecendo estratégias de atendimento diferenciado, quando necessário; elaborar, utilizar e adaptar recursos pedagógicos e materiais específicos para todos os educandos de sua área de atuação, socializando estes instrumentos para uso dos demais profissionais da unidade educacional; participar dos programas de formação continuada, propostos pela secretaria municipal de educação; planejar, implementar e participar das atividades de articulação da escola com as famílias e com a comunidade; participar efetivamente da avaliação institucional proposta no projeto pedagógico da unidade educacional; participar e acompanhar os processos de avaliação externa, com o objetivo de reavaliar e replanejar o seu trabalho a partir dos resultados obtidos. Executar atividades correlatas e outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua área de atuação, obedecendo à regulamentação da LDB, bem como normas e resoluções vigentes na Secretaria Municipal da Educação.

DA CLASSIFICAÇÃO

Professor Adjunto II – Inglês:

Será igual ao somatório dos pontos obtido nas Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, com a nota da Prova Discursiva-Redação, mais a pontuação obtida na Avaliação de Títulos, conforme critérios estabelecidos, respectivamente, nos capítulos VIII, IX e X, do Edital.

Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final, em listas de classificação por Cargo, observadas as listas correspondentes à reserva de vagas dos candidatos com deficiência. Na hipótese de igualdade de nota final prevalecerá, após observância do Parágrafo Único do art. 27 da Lei nº 10.741/03 (Lei do Idoso), considerada, para esse fim, a data limite de correção dos dados cadastrais estabelecida no item 7.7 do Capítulo VII deste Edital, sucessivamente, o candidato que tiver, para o cargo de:

Professores (Todas as disciplinas):

a) maior nota ponderada na prova de Conhecimentos Específicos;

b) maior número de acertos em Língua Portuguesa da prova de Conhecimentos Gerais.

c) maior número de acertos em Legislação Educacional/Atualidades da prova de Conhecimentos Gerais;

 EXAME MÉDICO PRÉ-ADMISSIONAL 

Prefeitura de Campinas – Professor Adjunto II – Inglês:

Para os cargos de Professores (todos) Exame Clínico e Avaliação Vocal. 14.4 A critério do médico de Saúde Ocupacional do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), o candidato poderá ser submetido a exames complementares e/ou avaliações especializadas, sempre nos órgãos de saúde do município de Campinas, ou clínicas indicadas pela Instituição, não sendo, nestes casos, emitido parecer de avaliação de imediato. 14.4.1 Os exames complementares e/ou avaliações especializadas deverão ser apresentadas ao DPSS no prazo máximo de 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data de solicitação, sob pena de exclusão do Concurso Público. 14.5 Para os fins a que se destina, só terá validade o Exame Médico Pré-Admissional executado pelos profissionais e nos locais indicados ao candidato. 14.5.1 Não será aceita qualquer avaliação que não as solicitadas pelo Departamento de Promoção à Saúde do Servidor. 14.6 O candidato deverá comparecer para o Exame Médico Pré-Admissional na data, horário e local determinados pelo Departamento de Promoção à Saúde do Servidor. 14.7 Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) será emitido com a conclusão de apto ou inapto para o cargo pretendido. 14.8 Serão considerados inaptos os candidatos que apresentarem alterações clínicas incompatíveis com o cargo pleiteado. 14.8.1 Será também considerado inapto o candidato que apresentar psicopatologias graves, patologias osteomusculares ou quaisquer outras patologias que impeçam o exercício da função, seja parcialmente ou integralmente e que possam ser agravadas pelo exercício da mesma. Os candidatos aos cargos de Professores (todas as disciplinas) que apresentarem qualquer patologia vocal também serão eliminados. 14.9 O candidato participante do Concurso Público, inscrito e confirmado como pessoa com deficiência pela Junta Médica Oficial da Prefeitura Municipal de Campinas, será submetido a Exame Médico Pré Admissional, observando-se a natureza das atribuições do cargo, as condições de acessibilidade ao ambiente de trabalho, assim como a eventual necessidade da utilização de equipamentos ou acessos com a finalidade de verificar a capacidade física e mental bem como a compatibilidade entre a sua deficiência e as atribuições do cargo almejado.

14.10 Será excluído do Concurso Público o candidato que: a) não agendar o exame médico, conforme estabelecido no item 14.2 deste Capítulo; b) for considerado inapto no Exame Médico Pré-Admissional; c) não se apresentar ao Exame Médico Pré-Admissional no local e horário estabelecidos; d) não der continuidade à avaliação, em caso de retorno solicitado; e) não apresentar, no retorno, os exames complementares e/ou avaliações especializadas solicitadas, conforme prevê o item 14.4.1 deste Capítulo.

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